| 10/10/2008 15h33min
No encerramento do 3º Fórum de CEOs Brasil-Estados Unidos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que a crise financeira levou ao fim da era do domínio da economia virtual. Segundo ele, é preciso que os bancos centrais e governantes de todo o mundo imponham novas regras no sistema para evitar que crises geradas por especulação atinjam a economia real.
— Acabou. A era do domínio da economia virtual acabou. De repente, formos vitimados por um processo de especulação e, o mais grave, nem os governantes dos países e parece que nem os bancos centrais sabiam de tudo — declarou Lula para uma platéia formada por executivos das principais multinacionais brasileiras e norte-americanas, pelos ministros Dilma Rousseff e Miguel Jorge, pelo secretário de Comércio dos EUA, Carlos Gutierrez, e pelo assistente do presidente Bush, Daniel Price.
Na seqüência, o presidente brasileiro ressaltou a importância da intervenção dos governantes para evitar que a crise provoque uma
recessão mundial. Lula disse
que é importante assumir a responsabilidade pela crise, mesmo que ela tenha sido causado por especulações de banqueiros. Ao fazer essa crítica, ele destacou que as regras do sistema brasileiro são mais conservadoras, mas ainda assim permitem uma alavancagem de dez vezes.
O presidente destacou ainda que o Brasil também está adotando medidas para minimizar os impactos da crise na economia, mas que essas ações, da mesma forma como as aplicadas por outros países, levam tempo para surtirem efeito e não serão suficientes para evitar que crises semelhantes voltem a ocorrer. O presidente aproveitou para alfinetar os dirigentes no sistema financeiro.
— Vamos ser francos: a atividade bancária já é extremamente rentável. Ninguém precisa trabalhar no submundo da especulação para ganhar mais — disse.
Entenda a crise financeira:
Lula criticou banqueiros e apontou a especulação como uma das causas da crise
Foto:
Ricardo Stuckert, ABr
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.